sábado, 9 de julho de 2011

Bíblia

“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" - Hb 4: 12

O que é Bíblia?

A palavra Bíblia vem do termo grego “biblos”, que significa "livro", tratando-se do livro mais importante para os cristãos, pois narra toda a trajetória do homem, desde a sua criação até a assunção de Jesus ao céu e o estabelecimento de Sua igreja sobre a Terra, a qual dá continuidade a toda a Sua obra, conforme é descrito, principalmente, no livro dos Atos dos Apóstolos.
Tudo isso, porém, não é trazido numa ótica puramente histórica ou científica, mas espiritual, e tem por objetivo colocar em destaque a relação de Deus com o homem através de Suas alianças: a anterior, chamada de Antigo Testamento, e a atual, ou nova aliança, chamada de Novo Testamento.
A Bíblia é um livro espiritual, que não tem como objetivo primordial aprimorar a cultura do leitor, embora possa acrescentar-lhe algo nesse sentido; o seu foco, porém, está em trazer a plena revelação da vontade e da pessoa de Deus aos Seus servos, sendo três os seus aplicativos exorta1, edificar e consolar. Para tanto, é necessário que, mais do que ser lida, ela seja buscada em parceria com o Espírito Santo, o qual é o único capaz de no-la revelar.

Sendo a Bíblia a carta de Deus aos seus servos, é de primordial importância que dediquemos tempo a sua leitura.
Na verdade, existem dois fundamentos que devem ser as práticas diárias de um cristão: o primeiro deles é a oração, na qual damos a Deus conhecer o nosso coração; o outro é a leitura bíblica, na qual entramos em contato com o coração de Deus e, através de Sua forma de pensar, somos transformados.
Ler a Bíblia nos alimenta espiritualmente, e assim como não podemos deixar de comer a comida natural para que o nosso corpo físico não fique debilitado, assim também precisamos nos alimentar da Palavra para que tenhamos força espiritual para resistirmos ao inimigo e para buscar as promessas de Deus.

Conhecendo a Bíblia

A Bíblia é uma compilação de 66 livros, que embora escritos em diferentes períodos da história que compreende aproximadamente 4000 anos, por diferentes pessoas - cerca de 40 diferentes escritores, como todas as coisas de Deus têm uma indecifrável unidade por possuir apenas um autor - o Espírito Santo, o qual inspirou tais homens a escrevê-la. Esses livros estão dispostos em categorias.

No Antigo Testamento os livros são:

Pentateuco - composto pelos livros: Gênesis; Êxodo; Números; Levítico; Deuteronômio;
História - composto pelos livros: Josué; Juízes; Rute; I Samue1; 11 Samue1; I Reis; 11 Reis; I Crônicas; 11 Crônicas; Esdras; Neemias; Ester;
Poesia - composto pelos livros: Jó; Salmos; Provérbios; Eclesiastes; Cântico dos Cânticos (ou Cantares de Salomão);
Profetas Maiores - composto pelos livros: Isaías; Jeremias; Lamentações de Jeremias; Ezequiel; Daniel;
Profetas menores - composto pelos livros: Oséias; Joel; Amós; Obadias; Jonas; Miquéias; Naum; Habacuque; Sofonias; Ageu; Zacarias; Malaquias.
No Novo Testamento os livros são:

Evangelhos - composto pelos livros: Mateus; Marcos; Lucas; João;
História - composto apenas pelo livro de Atos dos Apóstolos;
Epístolas Paulinas - composto pelos livros: Romanos; I Coríntios; 11 Coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; I Tessalonicenses; 11 Tessalonicenses; I Timóteo; II Timóteo; Tito; Filemon;
Epístolas Gerais - composto pelos livros: Hebreus; Tiago; I Pedro; 11 Pedro; I João; 11 João; 111 João; Judas;
Profecia - composto pelo livro de Apocalipse.

Textos importantes que não posso esquecer

O mais importante sobre a Bíblia.é entendermos que se trata do livro de Deus. Ela nos diz como Ele é, pensa, age e o que espera de nós, e é totalmente inspirada pelo Espírito de Deus, e portanto apta para todo aquele que O queira conhecer mais profundamente, sendo seu amigo íntimo. Seguem alguns textos importantes sobre as Escrituras.

II Tm 3:16-17 - deixa claro que ela é totalmente inspirada por Deus;
Sl 119: 105 - deixa claro que ela é apta para orientar- trazer luz,
Outros textos importantes: At 17: 11; Jo 5: 39; Rm 3: 2; I Pe 1: 25; I Pe 4: 11.


Conclusão

"A Bíblia toda, de Gênesis a Apocalipse, tem uma única figura central, a saber, Jesus Cristo - a Palavra é o Seu retrato, pois Ele é a Palavra (jo 1:1-2). Se você quer conhecê-lo melhor, uma excelente forma de fazê-lo é lendo a Bíblia." 

Sugestões para leituras bíblicas

. A Bíblia tem 1.189 capítulos - esse número, dividido por 365 (os dias do ano), resulta em 3, 25 - esse seria o número de capítulos por dia para ler a Bíblia em um ano.
. Caso queiramos arredondar esse número para quatro capítulos, leríamos a Bíblia toda em 297 dias, ou seja, em aproximadamente 9 meses e meio.
. Outra possibilidade para a leitura sistemática é ler diariamente um trecho do A.T. e um trecho do N.T., fazendo uma ponte entre eles.
. Pode-se também inverter a seqüência escrita, começando a leitura pelo N.T. em vez do A.T., ou ainda criar um sistema próprio de leitura dentro do mês.
. Pode-se optar por livros específicos, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento, os quais tenham as mesmas características. Há inúmeras possibilidades e calendários aplicáveis à leitura bíblica, porém o mais importante é lermos e nos alimentarmos diariamente dela.

Declare: 

“Eu declaro com toda convicção que creio ser a Bíblia a Palavra inspirada de Deus, eu a aceito cabalmente como verdade para a minha vida, pois ela é o retrato da natureza e da vontade do Senhor. Eu me comprometo a estudá-la, aplicá-la e segui-Ia todos os dias da minha vida. Eu buscarei conhecê-la mais e mais, a fim de que ela seja um instrumento do Espírito Santo, no qual eu possa ser guiado. Amém.” 

Questões para pensarmos:

1 Quantos autores tem a Bíblia?

2 O que a Bíblia representa para o cristão?

3 Quem é a figura central da Palavra de Deus? Encontre textos sobre isso no A. T e no N. T

Nenhum comentário:

Postar um comentário