sábado, 9 de julho de 2011

Batismo

“...cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" -At 2: 38

o que é batismo?

A palavra batismo vem do termo grego “baptisma” ou “baptismos” que significa mergulho, ou imersão e está ligada ao sentido de submergir.
a batismo, que também significa ''passagem pelas águas", é um símbolo do novo nascimento, conforme Jo 3:5.
O batismo também é uma confissão de fé diante dos homens demonstrando esse novo nascimento. Assim, poderíamos também dizer que o batismo é o início de uma nova fase - como um navio recém-construído que é batizado para iniciar suas jornadas, assim somos batizados para uma nova jornada no Espírito.
Não há condições ou pré-requisitos bíblicos para o batismo, exceto ter recebido a Jesus como Senhor e Salvador, e crer nEle de todo o coração.
Muitas pessoas protelam para batizar-se, alegando os mais diversos tipos de justificativa, porém a verdade é que o batismo é um compromisso que se assume com o Corpo de Cristo na Terra - a Sua igreja. Por isso mesmo o batismo não é uma opção para o cristão, ou algum tipo de seleção na qual alguns estão aptos e devem consumá-lo, enquanto outros ainda não.
Pelo contrário, "o batismo é uma ordenança estendida a todos aqueles que receberam Jesus como Senhor e são cristãos” e devem seguir imediatamente a profissão de fé.


Conhecendo mais sobre o batismo


Como dissemos, o batismo é uma manifestação pública da fé pessoal. Ao ser batizado, o homem está reconhecendo sua origem pecaminosa propondo-se a ser liberto dela, deixando morrer essa origem e nascendo de novo, como uma nova criatura.
João Batista pregava o batismo para o arrependimento de pecados - Me. 1: 4, porém o batismo que temos hoje, o qual foi instituído por Jesus Cristo, é mais do que isso - é a indicação do recebimento de uma nova natureza em face da morte da primeira; é, acima de tudo, uma declaração explícita de fé. Não há sepultamento se o corpo da morte não for completamente coberto, por isso o batismo, como representação do sepultamento, é feito por imersão (mergulho), e não somente por aspersão de água. Ao sermos batizados, realiza-se espiritualmente, ao mesmo tempo, o sepultamento do velho homem
e o nascimento do novo. Como o batismo é uma confissão pública de fé, demonstrando algo que foi consumado em nosso interior, conforme a doutrina bíblica, nós não batizamos crianças, pois entendemos que estas ainda não têm a condição plena de decisão sobre as suas vidas até para poderem crer, o que automaticamente invalidaria o que foi dito por Jesus

“Quem crer e for batizado será salvo" - Mc 16: 16.


Textos importantes que não posso esquecer
 
Mt 3:13-17 - o próprio Jesus é batizado com o intuito de cumprir a justiça e deixar-nos um modelo;
At 8:26-40 - não há preparação para o batismo - é para todo aquele que crê;
Mc 16:16 - é uma instituição deixada por Jesus Cristo e não é opcional;
At 2:38 - é um passo natural na vida daquele que foi salvo por Cristo;
Mt 19:14 – “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus”
Mt 28:19 - é uma comissão àqueles que são Seus servos;.
Outros textos importantes: Jo 3: 3; CI 2: 20; CI 3: 1-4; I Co 10: 1-4; At 17: 30; At 19: 40; Rm 6: 4.


Conclusão

 
"O batismo é uma ordenança do Senhor para nossas vidas, é o início de um novo tempo. Nele recebemos uma unção que nos marca para uma caminhada renovada e vitoriosa."


Declare: 


“Eu assumo totalmente a minha fé em Jesus Cristo e reafirmo, como outrora já declarei, ser Ele mesmo o meu único Senhor e Salvador. Conforme a minha fé na Palavra de Deus e na totalidade da doutrina bíblica, eu recebo em meu espírito a verdade de que o batismo é uma ordenança bíblica, na qual eu estou incluso. Comprometo-me a honrar essa ordenança e a partir de então estou totalmente comprometido em fidelidade com o Corpo de Cristo e com a visão da Igreja Apostólica Renascer em Cristo. Eu faço aliança de sangue com a visão Renascer e prometo honra-la, defende-Ia e lutar por ela, não permitindo que ela jamais seja maculada ou dividida por meio da minha vida. Submeto-me totalmente à unção apostólica existente neste ministério, e sob essa unção crescerei e alcançarei tudo aquilo que o Senhor tem para a minha vida. Amém".



Questões para pensarmos:


1 O que é batismo?

2 Quem deve ser batizado?

3 Se a salvação é pela Fé porque devo me batizar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário